terça-feira, maio 21, 2024
InícioMeio AmbienteExposição em Santa Teresa apresenta o fantástico mundo das vespas e sua...

Exposição em Santa Teresa apresenta o fantástico mundo das vespas e sua importância para a humanidade

“Harmonia do Caos: entre o real e o fantástico mundo das vespas parasitoides” é o título da exposição que começou hoje, quinta (14/3), no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), em Santa Teresa, Espírito Santo. A “ExpoVespa” apresenta aos visitantes o mundo das vespas parasitoides e sua importância para a humanidade.

Realizada pela Universidade Fedederal do Espírito Santo (UFES), por meio do seu Laboratório de Popularização da Ciência (LabPop), a mostra tem apoio do INMA e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Santa Teresa, cujos alunos farão a monitoria para o público durante todo o período da exposição.

“Vespas parasitoides são insetos que funcionam como parasitas de outros insetos e, por isso, podem ser utilizados em controle biológico de pragas agrícolas, ajudando na produção de alimentos orgânicos, por exemplo. A exposição aposta na popularização da ciência por meio da arte. A mostra conta com peças artísticas inspiradas no mundo das vespas e também exemplares naturais, buscando despertar no público, sobretudo em crianças e jovens estudantes, interesse e encanto por esses insetos extraordinários e também nas artes”, explica a professora Viviana Borges Corte, coordenadora do LabPop-UFES.

Atualmente são conhecidas cerca de 100 mil espécies de vespas parasitoides – 15 vezes mais espécies do que mamíferos. Nem sempre atraem a atenção dos cientistas e, por serem muito pequenas, sua existência não é muito conhecida pela população.

A “ExpoVespa” fica no INMA até o dia 27 de maio, quando é comemorado o Dia da Mata Atlântica, com visitação de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas.

SERVIÇO

ExpoVespa – Harmonia do Caos: entre o real e o fantástico mundo das vespas parasitoides

Abertura: 14 de março de 2024, às 14h

Local: Museu de Biologia Prof. Mello Leitão / Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)

Av. José Ruschi, 4 – Centro – Santa Teresa/ES

Visitação: de 14 de março a 27 de maio de 2024

Horário: de terça a domingo, de 8h às 17h

Entrada gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio
Anúncio

Mais acessados

Anúncio
Anúncio