domingo, 27 de abril de 2025 / 02:32
domingo, 27 de abril de 2025 / 02:32
InícioNotíciasSchnauzer, o cão que faz barba, cabelo e bigode

Schnauzer, o cão que faz barba, cabelo e bigode

Criado na Alemanha no século XV, o schnauzer possui três variações de altura: miniatura, média e grande. Sua função original era trabalhar nas fazendas alemãs e caçar ratos, que comprometiam a saúde das pessoas e os estoques de alimentos.

Estudos apontam que a raça é resultado do cruzamento entre affenpinschers e poodles com o objetivo de criar a espécie menor dos schnauzers. Isso contribuiu para torná-lo ainda mais adorável sendo o mais popular dos schnauzers, o miniatura.

Lembra do Bidu, o cachorro do Franjinha? O personagem, que faz parte da Turma da Mônica, criação de Maurício de Sousa, é um schnauzer miniatura. Cheio de energia, o schnauzer tem como pontos fortes a sua lealdade com a família e sua alegria infinita. Ele adora se exercitar e conviver com pessoas. Esse típico comportamento atlético é derivado de seu instinto caçador.

A marca registrada dessa raça é também a sobrancelha, barba, cabelo e o bigode. As suas principais características é a barbicha que está logo abaixo do queixo, a sobrancelha que cresce para cima e deve ser aparada para não o incomodar e um bigodinho que também deve ser sua poda quando necessário.

O schnauzer miniatura apresenta apenas as seguintes combinações de cores: sal e pimenta (preto com branco), preto com prata ou apenas preto, a única cor sólida aceita no padrão da raça, segundo o American Kennel Club – AKC.

O Schnauzer se dá muito bem com crianças e toda família, mas com estranhos é necessário atenção aproximando as visitas de forma lenta para que não haja estranhamento. Embora seja um cachorro amável, seu instinto de defesa é ativado sempre que algum familiar está ao lado de pessoas estranhas.

Eles são muito inteligentes e costumam obedecer somente às pessoas com que mantêm vínculo afetivo. Aliás, brigar com eles de maneira dura podem torná-los ressentidos e desobedientes. A raça está entre os doze mais inteligentes do mundo e apresenta facilidade para o adestramento.

Quanto à saúde, os Schnauzers podem ter, ao longo da vida, algumas doenças como, por exemplo, sopro no coração (estenose pulmonar). É necessário ficar atento com tosse constante, cansaço excessivo na prática de exercícios, resistência baixa, dificuldade em respirar ou mesmo inchaço abdominal do cãozinho. Eles têm tendências para desenvolver pancreatite (inflamação no pâncreas). Uma dieta equilibrada, com pouco carboidrato e petiscos industrializados, mantém os níveis controlados – e reduz as chances de desenvolver o problema.

Anúncio
Anúncio

VEJA MAIS

Anúncio
Anúncio
Relacionados
Veja mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui