segunda-feira, maio 27, 2024
InícioMeio AmbientePesquisadores brasileiros descobrem nova espécie de borboleta

Pesquisadores brasileiros descobrem nova espécie de borboleta

Um novo gênero e espécie de borboleta foram encontrados por pesquisadores brasileiros durante expedições realizadas nas montanhas do leste de Minas Gerais. A descoberta aconteceu graças a um projeto que estuda ecossistemas rochosos da Mata Atlântica.

A nova espécie, no entanto, batizada como Agojie rupicola, já encontra-se ameaçada de extinção. O artigo científico descrevendo a borboleta foi publicado na última sexta (15) na revista científica “Zootaxa”, tendo como autores um grupo de estudiosos do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

A borboleta de asas castanho-avermelhadas chamou a atenção do entomólogo Danilo Cordeiro, do INMA, um dos autores do trabalho. Danilo coletou a borboleta e encaminhou para Thamara Zacca, professora do Departamento de Entomologia do Museu Nacional da UFRJ. “A identificação das espécies, à primeira vista, pode até parecer algo simples, mas requer muito estudo e pesquisas até a definição de um nome”, explica a professora.

Após estudos minuciosos, veio a confirmação de que era uma espécie ainda desconhecida com características peculiares que justificam a proposição de um novo gênero. Os pesquisadores batizaram a borboleta, então, como Agojie rupicola, homenagem que uniu ciência e cultura pop, já que o nome remete às guerreiras Agojie do reino de Daomé, na África Ocidental, cujo papel de liderança foi protagonizado por Viola Davis, no cinema, no filme “A Mulher Rei”.  Já o nome específico, rupicola, faz referência ao habitat onde foi encontrada: os ambientes rochosos da Mata Atlântica.

A borboleta ainda ganhou um nome popular, “borboleta-guerreira-das-pedras”, como forma de levar essa descoberta para além da comunidade científica, tornando-a mais facilmente conhecida pela população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio
Anúncio

Mais acessados

Anúncio
Anúncio