segunda-feira, maio 27, 2024
InícioNotíciasMicose: Projeto de Lei visa combater doença transmitida pelos animais

Micose: Projeto de Lei visa combater doença transmitida pelos animais

O Projeto de Lei (PL) de nº 570/2023, da deputada Janete de Sá, vai ser apresentado em Plenário e tem por objetivo instituir uma Política Estadual de Prevenção e Combate à Esporotricose – doença que causa risco à saúde humana provocada por fungos presentes no solo e materiais orgânicos.

A doença pode ser transmitida em caso de mordidas ou arranhadas por animais também contaminados pelo fungo, fato que acontece principalmente em gatos. Ela não é considerada grave e tem cura, mas para melhor resultado o tratamento deve ser iniciado rapidamente. A terapia tem duração que varia de três a seis meses, podendo chegar até um ano quando o caso se torna mais grave. O remédio indicado é o antifúngico itraconazol. 

Entenda o projeto 

Conforme a matéria elaborada por Janete, a política de combate e prevenção à doença será implementada pelo Estado e opcionalmente pelos municípios capixabas em articulação com a sociedade civil. 

As ações previstas contemplam a proteção dos animais, o tratamento adequado contra o fungo, a redução das ameaças à saúde e a publicidade visando conscientizar as pessoas sobre os riscos relativos à Esporotricose. 

As medidas incluem ainda distribuição, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dos medicamentos necessários para o tratamento humano e os remédios veterinários para a recuperação dos animais infectados pelo fungo. 

As comissões de Justiça, Saúde, Proteção aos Animais e Finanças emitirão parecer sobre a matéria antes de deliberação pelos deputados em Plenário. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio
Anúncio

Mais acessados

Anúncio
Anúncio