segunda-feira, maio 27, 2024
InícioMeio AmbienteMeio ambiente é tema de reunião nacional em Brasília

Meio ambiente é tema de reunião nacional em Brasília

A 113ª reunião ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) tratou de temáticas como como mitigação climática e biodiversidade.

A reunião, realizada em Brasília, no último dia 19, reuniu secretários e presidentes de entidades estaduais de Meio Ambiente de todo o País. Na ocasião, foram realizadas as eleições das vice-presidências regionais, membros dos conselhos diretor e fiscal, além das coordenações por bioma para o biênio 2023-2025.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza, a reunião foi produtiva pautada em discussões e sugestões. “Trago como destaque o plano apresentado pela Câmara Técnica da Biodiversidade da Abema (CT BIO), que trouxe um plano de trabalho bem maduro, tanto no aspecto de montagem do plano nacional, com a participação de estados na elaboração, como também uma sugestão de elaboração de planos estaduais”, destacou.

A Abema é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, representante dos órgãos estaduais de meio ambiente, que reúne 48 entidades, sendo 26 Secretarias de Estado e 22 autarquias e fundações.

Os órgãos estaduais são responsáveis pela implementação da política ambiental, pela maioria dos atos administrativos (licenças e autorizações), além de outros instrumentos, como o zoneamento, avaliação de impacto ambiental, infrações administrativas, gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas, concentrando boa parte das responsabilidades pelas políticas públicas de meio ambiente do Brasil.

 Além do Iema e da Abema, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), participou representada pelo secretário Felipe Rigoni. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio
Anúncio

Mais acessados

Anúncio
Anúncio