segunda-feira, maio 27, 2024
InícioMeio AmbienteIema participa de encontro para debater o meio ambiente e a sustentabilidade

Iema participa de encontro para debater o meio ambiente e a sustentabilidade

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) representou o Espírito Santo no debate para alinhar as políticas públicas e ações relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, na última semana, na 114ª reunião da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), em Florianópolis, Santa Catarina.

O Iema participou do grupo do Bioma da Mata Atlântica. “Discutimos prioridades para a preservação e o combate ao desmatamento. O destaque foram as alternativas de controle com novas tecnologias para identificação, alertas e fiscalização para o desmatamento ilegal da Mata Atlântica. A intenção é realizar um workshop para que os estados possam mostrar suas tecnologias e para que possamos buscar o compartilhamento das melhores práticas”, destacou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

O diretor-presidente do Iema destacou outro ponto no encontro referente à Resolução Conama 491/2018, que trata dos Padrões de Qualidade do Ar. “O Espírito Santo, com outros estados, se posicionou pela necessidade da atualização e por um posicionamento da Abema frente ao que o Ministério do Meio Ambiente está propondo, que traz desafios que não são factíveis para todos os estados. O Espírito Santo está bem posicionado em relação a esse tema e às metas de qualidade do ar, mas é importante que a norma federal tenha a capacidade de absorver a realidade de todos os estados”, explicou.

Os gestores estaduais discutiram ainda a participação dos estados na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) 28, que será realizada nos Emirados Árabes. Também foi reativado o Grupo de Trabalho sobre energia e firmada uma parceria de colaboração mútua com a Associação Brasileira de Direito de Energia e do Meio Ambiente (Abdem).

Abema

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente, a Abema, é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, que representa os órgãos estaduais de meio ambiente.

A entidade reúne as 26 secretarias de estado e 22 autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental, pela esmagadora maioria dos atos administrativos (licenças e autorizações), além de tantos outros instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente, como zoneamento, avaliação de impacto ambiental, infrações administrativas, gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas, concentrando boa parte das responsabilidades pelas políticas públicas de meio ambiente do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio
Anúncio

Mais acessados

Anúncio
Anúncio