segunda-feira, maio 27, 2024
InícioMeio AmbienteCorpo de bombeiros treina no Parque Forno Grande

Corpo de bombeiros treina no Parque Forno Grande

O Parque Estadual Forno Grande (PEPG), localizado em Castelo, recebe uma nova turma do Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), no próximo dia 19. O Parque tem 913 hectares de área da Unidade de Conversação (UC), com vegetação predominante de floresta e montanhas que permitem aos bombeiros praticarem atividades de escaladas, buscas, entre outras.

O objetivo é desenvolver táticas para as ações de salvamento e combate a incêndio florestal na Unidade de Conversação (UC). Com atividades práticas para os novos soldados em formação, a programação envolve uma simulação com buscas e salvamento em mata e montanhas. A realização do treinamento conta com o apoio da gestão do parque.

“Nossa Unidade de Conservação é utilizada rotineiramente para treinamento dos bombeiros. Inclusive, no próximo 19, um sábado, uma nova turma de recrutas será treinada aqui na sede do parque. Nós apoiamos essa ação com a utilização da estrutura e do alojamento. Os recrutas acampam na sede do parque e os instrutores ficam alojados com a gente”, contou o gestor do Parque Estadual Forno Grande, Rodolpho Torezani.

A Unidade de Conservação tem um relevo montanhoso e culmina no Pico do Forno Grande, o segundo ponto mais alto do Estado, com 2.029 metros de altitude, ficando atrás do Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude. Também é constituído de floresta ombrófila e são comuns afloramentos rochosos entremeados pelas florestas de altitude. A área é classificada como de extrema importância biológica, dentro das áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade da Floresta Atlântica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio
Anúncio

Mais acessados

Anúncio
Anúncio