segunda-feira, maio 27, 2024
InícioMeio AmbienteChuvas no ES: Governo anuncia medidas de apoio às cidades afetadas

Chuvas no ES: Governo anuncia medidas de apoio às cidades afetadas

As fortes chuvas dos últimos dias afetaram as cidades da região sul do ES, especialmente, Mimoso do Sul que ficou irreconhecível. Vidas humanas foram perdidas, empresas e casas foram destruídas e a população ficou sem energia, água e até roupas.

Diante dessa situação, governo, empresas, entidades e pessoas de outras cidades se uniram para ajudar as famílias que agora precisam recomeçar. Além de tudo isso, há ainda a situação de muitos animais abandonados que transitam em meio aos escombros deixados pela tragédia.

Governo ES

Foto: Governo ES

O Governo Estadual publicou o Decreto nº 501-S (23/3) em edição extra do Diário Oficial do Estado para decretar Situação de Emergência em Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), anunciou medidas (24/3) de apoio aos municípios atingidos pelas fortes. O governador visitou Mimoso do Sul, Bom Jesus do Norte e Apiacá, que foram os mais afetados pela enxurrada. Equipes de vários órgãos do Estado também atuaram nos locais, prestando atendimento às vítimas do desastre.

Casagrande oficializou a adoção de um conjunto de medidas econômicas voltadas para as pessoas e empreendedores que tiveram prejuízos com as chuvas. Será liberado pelo governo do ES o Cartão Reconstrução, um benefício no valor de R$ 3 mil para aquisição de móveis, eletrodomésticos, roupas, alimentos, material de construção ou qualquer item que a família entenda como prioritário.

ES Solidário

A ação “ES Solidário” está organizando doações de água mineral, cestas básicas, cobertores, além de kits de limpeza e de higiene pessoal para ajudar as pessoas que estão enfrentando dificuldades.

Pets vítimas das chuvas também precisam de solidariedade

O Governo do Espírito Santo informou que doações de ração para cães e gatos também podem ser feitas nos pontos de recolhimento do ES Solidário.

Foto ilustrativa – Freepik

Há ainda uma conta no Banestes para o recebimento de doações em dinheiro, por meio do PIX, para atender às pessoas afetadas.

Imagem: Instagram Governo ES

Entrega de Donativos: Os donativos podem ser entregues em Vitória, na Quadra de Esportes da sede do Corpo de Bombeiros Militar (Endereço: Rua Tenente Mário Francisco de Britto, 100, bairro Enseada do Suá), e em Cachoeiro de Itapemirim, na 1ª Companhia Bombeiros Militar (Endereço: BR-393, KM 0, antiga Av. Mardegan, 790, bairro Marbrasa).

Resíduos provenientes da limpeza urbana

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) disponibilizou um canal exclusivo para orientar os municípios atingidos pelas chuvas sobre a disposição dos resíduos provenientes da limpeza urbana. As dúvidas e orientações estão sendo atendidas no seguinte número: (27) 99956-4904.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio
Anúncio

Mais acessados

Anúncio
Anúncio