sexta-feira, junho 21, 2024
InícioAgroCalendário vacinal para bovinos e bubalinos já está disponível para pecuaristas

Calendário vacinal para bovinos e bubalinos já está disponível para pecuaristas

O Governo do Estado disponibiliza o calendário de vacinação voltado aos rebanhos bovino e bubalino presentes em território capixaba.O calendário foi organizado a partir do diálogo com profissionais da área, especialmente médicos-veterinários e zootecnistas, além de representantes dos produtores e criadores de gado.

A partir deste mês, os pecuaristas podem se informar a respeito das vacinas necessárias em cada período de vida dos animais para preservar a sanidade do gado de leite e de corte.

Segundo o secretário da Agricultura, Enio Bergoli, o calendário vai melhorar a cobertura vacinal de doenças obrigatórias, como a brucelose, e incentivar o uso de imunizantes contra zoonoses, que são as doenças que acometem animais e seres humanos. “A melhoria da sanidade promove a abertura de novos mercados, melhora os índices produtivos do rebanho e garante a lucratividade dos pecuaristas. E, ainda, essa ação é estratégica para a garantia da segurança alimentar”, afirmou.

Essa ação é fruto da parceria entre a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a Federação da Agricultura do Espírito Santo (Faes), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), o Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Estado do Espírito Santo (Fepsa-ES) e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/ES).

O estímulo à vacinação está expresso nas iniciativas selecionadas pelo novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG 4 – 2023/2032), que é o documento construído para nortear as políticas públicas para o setor agropecuário no Espírito Santo com o objetivo de aumentar a produtividade e as exportações do agronegócio capixaba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio
Anúncio

VEJA MAIS

Anúncio
Anúncio