segunda-feira, maio 27, 2024
InícioMeio AmbienteBiblioteca Itinerante incentiva educação ambiental

Biblioteca Itinerante incentiva educação ambiental

Projeto Biblioteca Itinerante, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está na região do Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo.

O objetivo do projeto é incentivar à leitura, mas também uma forma de promover a educação ambiental, especialmente nas escolas no entorno das Unidades de Conservação. 

O projeto ficou nos últimos quatro meses na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental do Forno Grande. Durante o período em que o baú do projeto ficou na escola, os professores trabalharam o projeto de leitura com os alunos e também puderam participar de atividades previstas pelo parque, como palestra sobre a Unidade de Conservação, contação de histórias, vídeos de fauna e atividades de pintura.   

“A leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criatividade e da imaginação das crianças. Os alunos têm a oportunidade de explorar histórias, adquirir conhecimento e ainda aprender sobre a assuntos relacionados ao meio ambiente, sobretudo ao Parque Estadual do Forno Grande”, ressalta a servidora do Iema, Janine Scandini. 

O encerramento da Biblioteca Itinerante na escola foi em um passeio no Parque, com uma manhã literária e um teatro apresentado pelos alunos relatando a história do livro “A Árvore Generosa”, do autor Shel Silverstein.

A Biblioteca Itinerante do Parque Estadual do Forno Grande conta com acervo de aproximadamente 80 livros, abrangendo uma variedade de temas, como meio ambiente, sustentabilidade, fauna, flora e literatura infantil. Além dos livros, o projeto também disponibilizou materiais lúdicos-didáticos, como fantoches, diários de leitura, adesivos e figurinhas, para tornar a experiência ainda mais interativa e divertida. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio
Anúncio

Mais acessados

Anúncio
Anúncio